A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em Parceria com a Sociedade de Promoção Sociocultural da Fiocruz (SOCULTFio), lançam o edital Grafite Fiocruz 125 anos para seleção de projetos de arte urbana que estamparão os muros da Fundação. Pretende-se selecionar sete propostas na linguagem grafite, tendo como tema os 125 anos da Fiocruz. As propostas deverão ser encaminhadas até 25 de maio.
Cada participante poderá apresentar uma proposta, que deverá ser elaborada por meio das técnicas do grafite, podendo ser combinadas com outras técnicas urbanas, desde que com características de perenidade e indicação livre. O candidato precisa ser residente de favela para que a proposta seja válida.
A atividade integra ao conjunto de ações comemorativas dos 125 anos da Fiocruz e visa fortalecer a memória institucional. A iniciativa reafirma o compromisso da Fundação com a valorização cultural, da promoção da cidadania e a inclusão social. Tem patrocínio da Fiotec e a gestão cultural da SOCULTFio.
Acesse o edital aqui: EDITAL_GRAFITE_FIOCRUZ_125
Acesso os anexos e espelho dos formulários: Anexos e espelhos
É com grande entusiasmo que submeto minha proposta para o edital Grafite Fiocruz 125 anos. Como artista urbano que iniciou sua trajetória no grafite ainda na adolescência, vejo nesta oportunidade o cenário ideal para unir minha expressão artística à celebração de uma das instituições mais fundamentais do Brasil.
Minha história com a arte de rua é marcada pela resiliência e pela busca constante por espaços de fala. Atualmente, sou residente da comunidade Casa Branca, na Tijuca, e trago comigo a vivência e o olhar de quem habita e respira a cultura das comunidades cariocas. Embora eu já realize trabalhos comerciais e telas, participar de um evento desta magnitude na Fiocruz representa a chance de mostrar minha arte em um contexto de valorização cultural, cidadania e inclusão social.
A Fiocruz, ao completar 125 anos, reforça seu papel não apenas na ciência, mas na memória institucional e no fortalecimento dos laços com a sociedade. Meu interesse em estampar os muros da Fundação vai além da técnica; é o desejo de contribuir para a memória de uma instituição que cuida da vida, utilizando a linguagem do grafite para dialogar com o público e dar visibilidade ao talento que nasce e se desenvolve nas periferias.
Após um ano e meio morando no Rio de Janeiro, sigo em busca de oportunidades que permitam expandir meu alcance artístico. Participar deste projeto seria um marco em minha carreira, permitindo que meu traço faça parte das comemorações históricas de uma fundação que é patrimônio de todos os brasileiros.
Agradeço a oportunidade e coloco-me à disposição para contribuir com este importante painel coletivo.
Muito boa iniciativa da Fiocruz. Vamos deixar a cidade mais bonita
Feliz dia do trabalhador para todos,vou me escrever no Edital.